A educação religiosa, esta voltada para os valores que as crianças reconheçam e saibam a maravilha do nosso senhor. Todos os dias há acolhida, sendo ela na sala ou na ou na área. A cada dia a postura das crianças vem sofrendo mudanças positivas, acredito que eles estão começando a compreender o verdadeiro sentido que é a acolhida.

Dando continuidade tarde, as crianças foram para a sala realizar a atividade das noções topológicas: “perto e longe”. A educadora iniciou a atividade de forma dinamizada, possibilitando aos educandos serem construtores de seu conhecimento após a explicação. Cada criança colocou o carrinho, balde, boneca, perto ou longe do quadro ou conforme eles desejassem.

Disponibilizar oportunidades, ser flexível, escutar o aluno, são características do bom profissional da educação. Atualmente, não há mais espaço para profissionais que insistem em utilizar técnicas rudimentares.

Pra trabalhar o desenvolvimento psico-motor dos alunos do maternal 04, as crianças foram para a área e a educadora fez uma guirlanda no chão. Essa atividade foi realizada de forma coletiva, e depois eles foram para lanchar.

Na sala há alunos que usam fraldas e para que eles saiam delas é necessário uma parceria entre pais e professores. Muitos deles não iniciaram esse processo que envolve o processo fisio-biológico.

Após terem trocados as fraldas, os alunos ficaram a brincar de montar pecinhas na frente da sala. Como em outros dias brinquei com eles dizendo que o lobo mal esta dentro da casinha que havíamos montado, desta vez, eles lembraram e a partir disso comecei a contar a historia de “Chapeuzinho vermelho”. De repente varias crianças estavam a minha volta e depois da historia fomos ao parque.

Essas atividades, ouvir historias, brincar de carrinhos de bonecas, de massa de modelar, facilitam a socialização dando vida ao imaginário infantil. “ O processo de socialização das crianças pode ser observado por meio de jogos que caracterizam diversos tipos de desenvolvimento” ( Piaget, Jean. A formação dos símbolos.Rj zahar1971 Cap.: 5)

Apesar da influência da tecnologia no cotidiano infantil, os alunos ainda privilegiam algumas brincadeiras que não foram esquecidas no tempo. Assim os alunos do maternal de foram jogar bola na quadra, nos divertimos muito. Ao fim todas as crianças tivera que ser limpas com lenço umidecido.

0 comentários:

Postar um comentário