A instituição escolar é um ambiente alfabetizador. Ela proporciona a criança contato com novas “realidades”, muitas vezes a criança não esta preparada para tal processo e a adaptação é dificultosa.
Inicialmente, a professora pediu para que as crianças deitassem na folha par que fosse desenhado seu corpo.Essa atividade permitiu que o aluno começasse a criar espaço, a partir do reconhecimento do corpo. Um aluno não permitiu que o mesmo fosse feito e chorou. Após o desenho os alunos fizeram o rosto. Ocorreram casos de educando não conseguirem limitar-se apenas no espaço permitido, mesmo com mediação.
As condições psico-fisiológicas e cognitivas podem variar de acordo com o ambiente ou agitação deste. Sabemos que a cidade de Campos dês Goytacazes atingiu temperaturas elevadas. As crianças estavam aflitas, sem concentração, entre outros. Após um período de descontração foi realizado uma nova atividade, na qual os alunos deveriam desenhar apenas os elemento do rosto. Compreende-se de uma forma notável que algumas crianças que deram forma ao rosto na primeira atividade proposta, não atingiram o mesmo objetivo na segunda e outro atingiram o que foi proposto.
No maternal 04, as crianças são muito amáveis e carinhosas. Todas sentaram no tapete para ouvir a historia dos animais. Eles ficaram deslumbrados, pois os animais se mexiam e um aluno disse: “tia , me esconde porque o leão vai comer a minha barriga”. O aluno pulou no meu
colo e se encolheu, comecei a brincar, e ele sorriu.
Em seguida todos se assentaram para que fosse trabalhado as cores. Utilizando papel, cola colorida e giz de cera, a aprendizagem torna-se mais significativa, na qual os alunos são construtores do próprio conhecimento tendo mais disponibilidade para receber informações coletivas e dinamizadas.
Os métodos e técnicas solicitados pelo educador têm suma importância no processo de ensino aprendizagem. Professor é o grande agente do process
o educacional, diz o Dr. Gabriel Chalita, autor do livro "Educação - a solução está no afeto". E ele prossegue: "A alma de qualquer instituição de ensino é o professor. Por mais que se invista na equipagem das escolas, em laboratórios, bibliotecas, anfiteatros, quadras esportivas, piscinas, campos de futebol - sem negar a importância de todo esse instrumental.
Na Escola Infantil, uma das coisas que fascina as crianças, é ver a tartaruga e alimentar os passarinhos, principalmente quando estas, estão chorando. Com todos nesse ambiente agradável, e uma forma de socializar e integrar-las.
“ A socialização e um processo interativo, necessário para o desenvolvimento, através do qual a criança satisfaz suas necessidades assimila a cultura ao mesmo tempo, que reciprocamente a sociedade se perpetua e se desenvolve”. (http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0351). Sabemos que a socialização das crianças vem sofrendo transformações influenciadas pela mídia e o avanço da tecnologia.
Ao final da semana é notável o desenvolvimento das crianças na qual elas reconhecem algumas cores e sabem identificá-las. Os alunos já reconhecem a parte que integram seu rosto. Assim vamos dando continuidade ao processo de aprendizagem na qual este, não tem começo e nem fim.

1 comentários:

Hilda maria disse...

A socialização e um dos processos pelo qual a criança passa ocasionando diversas transformações.
Parabens pelo seu trabalho, filha que você possa crescer cada vez mais!!!

beijãooo

mame

Postar um comentário