O aumento do número de instituições voltadas para o ensino infantil, tem-se como consequência a vida moderna que introduziu a mulher no mercado de trabalho, causando mudanças na estrutura familiar.Desse modo, é proporcionando um desenvolvimento para a criança para que assim, auxilie as novas aprendizagens.
A acolhida e de suma importância, pois ensina os princípios básicos, dentre eles falar com Deus. O ensino religioso e um dos fatores que geram o desenvolvimento social, cognitivo, emocional e moral dos estudantes.
Uma das primeiras atividades realizadas no martenal é o reconhecimento das cores, e a cada dia os alunos vão se apropriando delas, tornando-as parte do seu cotidiano, capaz de reconhecê-la em qualquer circunstância.
Os alunos estão construindo a noção de dentro e fora. Para realizar essas atividades a educadora colocou-os sentados no tapete e após a explicação cada aluno realizou colocando dentro e fora.
Um aluno começou as aulas após o carnaval e ainda não se adaptou. Então, as crianças foram para o parque e seu primo o acompanhou e mesmo assim ele não parou de chorar. Seus pais acompanhando-o de longe, chegou a conclusão que o melhor a ser feito era levá-lo para a casa. Com o choro do aluno consequentimente os outros começaram a chamar pelas suas respectivas mães.
Dando continuidade a atividade, os alunos deveriam arrumar as cores colocando-as cada uma em seus referentes lugares. Observando a atitude de cada criança perante a atividade, percebi que algumas precisaram de mediação para concluir-la, e outras mesmo falando o nome das cores e pedindo para acha a semelhante não atingiram o objetivo. Sabemos que cada sujeito tem o seu tempo para tornar o conteúdo parte integrante do seu conhecimento.
Hoje foi o primeiro dia em que as crianças sentaram no tapete para rezar antes do lanche. Cantamos diversas músicas e todos foram lanchar.
Outra atividade foi proposta, o aluno deveria identificar e pintar a letra inicial do nome menor. Com essa atividade temos dois objetivos:
_Reconhecer a letra inicial do nome.
_Distinguir pequeno e grande.

Pra estabelecer um momento de descontração, todas as crianças foram ao parque. Interagi bastante com elas, e tia Paula chamou-nos para a sala de vídeo. Um aluno começou a chorar, mas o DVD era tão interessante que chamou a sua atenção.
Com toda essa atividade física e cognitiva, voltamos para a sala. Trabalhamos com o lúdico infantil possibilitando um desenvolvimento no imaginário.
A arte de contar recontar história exige muito domínio do professor, pois este deve envolver a criança e não meramente torná-la um simples espectador.Os alunos gostaram bastante de ouvir a história da chapeuzinho vermelho. Em seguida os alunos ficaram a cantar esperando seus pais.
Um aluno e muito carinho e eu perguntei se ele sabia meu nome, ele respondeu: ”tia Remifi”. Comecei a abraçá-lo e repiti meu nome corretamente. Assim ficamos a brincar até a chegada se todos os pais.

Na atualidade não cabe mais ao educador desenvolver a supremacia dentro da sala de aula. Este deve seduzir seus alunos através da afetividade, para que assim possa se construir um laço afetivo.

1 comentários:

... disse...

Jenni,Seu empenho e dedicação fazem com que você se torne uma pessoa cada vez mais capacitada para trabalhar na area de educação. Compromisso e responsabilidade são suas maiores caracteristicas. Torço muito por você e espero que realize todas as suas metas.
Bjux Ge...

Postar um comentário